Portal Andradina – Noticias de Andradina e região

JBC realizou ‘Gincana Cultural’, alunos da equipe vencedora vão passar um dia no Thermas Acqualinda

Competição contou com diversas provas envolvendo os mais de 1000 alunos da escola, a equipe vencedora vai passar um dia de diversão no Thermas Acqualinda, já o segundo colocado passará um dia no na Chácara do Fabricio Carvalho

A Gincana Cultural, Musical e Solidária – JBC – 2022, teve sua culminância nos dias 17 e 18 de novembro na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, jurisdicionada à Diretoria de Ensino Regional de Andradina. Esses dois dias foram o ápice do projeto que vem sendo planejado desde o início do ano letivo e desenvolvido junto aos estudantes desde agosto. A Gincana envolveu toda a equipe docente, gestão, funcionários e estudantes da escola.

A escola JBC tem quase mil alunos matriculados entre os períodos da manhã e tarde no Ensino Fundamental e Médio. As turmas foram divididas em Equipes formadas com alunos de diferentes faixas etárias. Após a divisão das equipes, todas elas foram orientadas quanto às provas que iriam acontecer durante a gincana, para que pudessem se organizar. Em todo tempo foi incentivado o trabalho em equipe, o espírito de liderança a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Cada uma das equipes escolheu o seu Líder, vice-líder e secretário, três alunos que estariam à frente de toda organização além de contarem com a orientação de “Professores Amigos” que deram todo o suporte necessário.

Desde a divulgação e divisão das equipes que aconteceu em agosto, todos começaram a se organizar e escolher quem seriam os representantes para competir em cada uma das provas. Foram necessários vários momentos de reunião entre eles para distribuir as tarefas de acordo com as habilidades de cada integrante. Todo processo ocorreu com muita autonomia e protagonismos dos próprios estudantes.

Dentre as diferentes provas da Gincana tivemos a contagem da frequência e das ocorrências, ou seja, a equipe que durante o período teve mais frequência na escola e menos ocorrências já iniciou a Gincana na frente. Outra prova que ocorreu no processo foi a Tarefa Especial de Solidariedade, as equipes tiveram a missão de arrecadar papel higiênico que serão destinados ao asilo da cidade, Asilo São Vicente de Paula.

No primeiro dia da gincana foi divulgado pela diretora da escola, Luciana Delai de Abreu, o que seria a premiação, até então surpresa, os alunos vibraram muito com a revelação.  Foi divulgado também às equipes as pontuações de frequência, ocorrência e da prova solidária. Nesse mesmo dia, a Gincana teve as provas da parte cultural, com perguntas sobre conhecimentos gerais, ditado e operações matemáticas, também nesse dia ocorreram as provas desportivas como “chute no pneu”, “empilhar” e “esvaziar e encher”. Já no segundo dia aconteceram as provas musicais e os alunos deram um show! Teve “Qual é a música?”, dancinha Tik Tok, canto, dança e dublagem, além de contar com um show à parte, cada equipe teve a missão de encontrar um professor que realizasse uma apresentação e foi realmente “Um show de professor”!

A Gincana contou com diversas provas que mobilizaram os estudantes a diferentes habilidades culturais, musicais e desportivas. Teve a participação de convidados especiais que além de prestigiar as provas e apresentações, também participaram como jurado.

Nos dois períodos, manhã e tarde, todas as equipes foram presenteadas com troféus de participação. As equipes vencedoras em primeiro e segundo lugar terão uma premiação especial. As equipes que ficaram em segundo lugar, ganharam um dia na Chácara Fabrício Carvalho, com brinquedos de água, piscina e muita diversão, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro. Já as equipes que ficaram em primeiro lugar ganharam o passaporte para um dia no maior parque aquático temático da América Latina – Thermas Acqualinda, eles irão visitar o parque no dia 08 de dezembro. Essa premiação só foi possível pois a escola contou com a parceria e patrocínio dos empresários Fabrício Carvalho, Vanessa Rocha Carvalho e Mário Celso Lopes.

A Diretora da escola, Luciana Delai de Abreu, a Vice-diretora, Lucy Ângela Bertapeli e a a Dirigente de Ensino, Selênia Silvia Witter de Melo apoiaram o projeto apresentado pelos professores e coordenação desde o início, dando total suporte, apoio e subsidiando a equipe no que fosse necessário.

A estudante Gabriela Maffei, líder da Equipe Vermelha do período da tarde, relata que “a experiência da gincana foi surreal. Ali aprendi que não devemos contar vitória, nem derrota antes da hora. Compreendi que ninguém precisar levar o mundo nas costas, é a união que faz a diferença. Não é só sobre vencer ou ganhar o “prêmio”, e sim sobre saber viver o processo”.

Foram dias de muita alegria, diversão e aprendizado que ficarão marcados na memória de todos os envolvidos. A escola pretende dar continuidade com o projeto e já adiantou “no próximo ano tem mais!”.

Veja também

Governo de São Paulo reduz ICMS na gasolina de 25% para 18%

Portal Andradina

Novo Gime chama atenção pela fachada moderna e iluminada

Ygor

Prefeito doa salário de janeiro para restaurar telhado da igreja matriz

Portal Andradina