Portal Andradina – Noticias de Andradina e região

Saúde repassa mais 100 cadeiras especiais através do convênio com o Ritinha Prates

Nesta sexta-feira (3) mais 100 cadeiras, de banho e de rodas, foram entregues em Andradina através do convênio entre o Hospital Ritinha Prates e a Prefeitura de Andradina. Já são mais de 240 pessoas atendidas com cadeiras de rodas e ouros itens que tornam a vida de pessoas com deficiência mais fácil.

A entrega aconteceu no anfiteatro da Fundação Educacional de Andradina, com a presença da Secretária de Saúde, Maristela Marin e do vice-prefeito Lucas Lopes. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Andradina, Edgar Dourado de Matos, Fabricio Mazotti, Luzimar Rodrigues e Leila Lopes.

Antes de receber as cadeiras os novos usuários do equipamento receberam instruções. Devida a quantidade de novas cadeiras elétricas, que transitam em ruas e prédios fechados, será preciso que motoristas, motociclistas e ciclistas fiquem atentos.

Ritinha Prates
O Centro Especializado em Reabilitação IV Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates), realiza o trabalho desde 2015e a busca ativa por pessoas que necessitam dos equipamentos foi feita em Andradina esse ano.

A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a usuários de cadeiras de rodas, a maioria nunca imaginou um dia possuir um equipamento tão moderno”, disse.

Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação. O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

Independentemente da busca feita pelo Ritinha Prates, o usuário deve estar atento e seguir critérios para ter acesso aos equipamentos. O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima. Constatada a necessidade do usuário, a solicitação é enviada à Secretaria de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação do usuário. No final, estando tudo certo, o usuário recebe de graça o equipamento adequado.

Veja também

Frente de recapeamento não parou nem no “feriadão”

Ygor

Queijo artesanal produzido em Andradina ganha menção nacional

Ygor

Implantação de luminárias LED acontece em todos os bairros da cidade

Ygor