Portal Andradina – Noticias de Andradina e região

Encontro de Folias levou multidão à Moura Andrade

No último sábado (27) a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude promoveu o tradicional Encontro de Bandeiras das Cia de Folia de Reis de Andradina. O evento realizado pela primeira vez na Moura Andrade atraiu centenas de pessoas que viram passar as folias mais tradicionais de Andradina (Cia Herdeiros de Belém; em seguida será a Cia Caminhando pra Belém; a terceira será a Cia Renascer em Cristo e a Cia Unidos de Belém, uma das mais antigas da cidade com uma história de mais de 60 anos).

Segundo o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, Jonilcio Avelino da Silva, o Professor Careca da Natação, além da apresentação e comemoração a Santos Reis, esse evento foi uma preparação para o Encontro Regional de Folias de Reis previsto para o mês de abril onde serão convidados 20 Cia de Folia de Reis do Estado e convidadas de Minas Gerais.

Sobre
A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis. Nessa data, inclusive, costuma-se desmontar a árvore de Natal.
Conhecida também como Festa de Santos Reis ou ainda Reisada, a tradição da Folia de Reis é mais comum nos estados brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX.

É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias. Os três reis magos, chamados Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar teriam avistado no céu a estrela de Belém e então foram ao encontro de Jesus levando incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Os presentes levados ao menino Jesus possuem simbologia, já que o ouro representava a realeza, o incenso representava a divindade ou a fé e a mirra representava a imortalidade.

Na maioria das vezes, a festividade de Folia de Reis ocorre com a visita do grupo do festejo à casa das pessoas. Os moradores que recebem a visita da Folia de Reis ofertam comidas e prendas. Os integrantes agradecem e logo seguem para o próximo destino, passando pelas ruas da cidade.

Na ocasião, são cantadas e tocadas músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, sendo feito o uso de instrumentos como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, são realizadas danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos.

Veja também

Instalação de “Mural de Craques” vira atração na Bandeirantes

Ygor

Frente de recapeamento não parou nem no “feriadão”

Ygor

Prefeitura dá desconto de 95% de multas e juros de impostos até dia 31

Ygor