Neste último domingo (15), na parte da manhã, houve uma reunião com um grupo de expositores que participavam da 8ª FICAT, no Parque de Exposições, em Andradina. Em conversa com um advogado, os expositores buscavam orientações sobre o que era possível fazer para que um pouco do prejuízo causado pela participação na feira fosse diminuído.
Segundo os feirantes, a participação da população durante os dias da feira foi baixíssima. Ainda segundo eles, o que talvez possa ter causado isso foi a pouca divulgação em canais de comunicação e alternativas de propaganda para o evento.
Os feirantes comentaram que na hora da venda foi colocado que poderia haver um público bastante elevado por dia, e não foi o que aconteceu. Em virtude disso, os que vieram de cidades mais distantes tiveram enormes prejuízos. Segundo o grupo, se a quantidade de público prometida não fosse tão elevada na hora da venda eles provavelmente não viriam para a festa.
“Nós tentamos uma tratativa amigável para que resolvêssemos a situação da melhor maneira possível, a fim de diminuirmos todos os atos lesivos que ocorreram. Infelizmente a organização da FICAT não teve o intuito de resolver essa situação de maneira amigável ou por meio de um acordo. Por isso, infelizmente iremos tomar as condutas legais cabíveis a fim de buscar o ressarcimento de todos os expositores.”
“Nenhum de nós aqui agimos com mau caráter. Nós fomos extremamente resilientes com tudo isso. Vamos até o fim nessa luta!
Diante do impasse procuramos a assessoria jurídica da ACIA, realizadora do evento, que, através de uma nota, nos respondeu da seguinte forma:
“Não há qualquer razão para os questionamentos de ALGUNS dos expositores da 8 FICAT, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Andradina (ACIA), tendo em vista que os contratos formalizados para ocupação dos espaços comerciais foram integralmente cumpridos pela ACIA, assim como toda a proposta comercial foi realizada, com ampla divulgação nos meios de comunicação (TVs Globo, SBT e SRCTV, Rádios Cidade, Andradina, Metropole e Massa FM, midias sociais – facebook e instagram com grande impulsionamento, além de diversos influencers).
O referido contrato não prevê garantia de público e tampouco garantia de resultado financeiro a contento pelos expositores. Além disso, o público que compareceu aos 4 dias de evento foi dentro do esperado para a data e em razão dos inúmeros eventos ocorridos na cidade de Andradina e Região, com exceção do primeiro dia de evento, em que a chuva atrapalhou consideravelmente a presença de público e fez com que o show marcado para a referida data fosse cancelado em razão de problemas na aparelhagem de som decorrente da chuva e da ventania.
Por todas estas razões, carece de qualquer sustentação a reclamação firmada por ALGUNS dos expositores da 8 FICAT.”
FONTE: RADIO ES